Poder contar com uma equipe unida e entrosada é o sonho de todo empreendedor. O trabalho se torna muito mais eficiente quando feito em conjunto, pois, além de ampliar as possibilidades de criação, inovação e qualidade, ainda contribui para melhorar o clima organizacional, criando um ambiente de solidariedade e ganhos mútuos — tanto para os funcionários, quanto para a organização.
Pensando na importância do trabalho colaborativo, várias empresas começaram a desenvolver estratégias para incentivar o espírito de equipe nos seus trabalhadores, incitando-os a trabalhar para o êxito do grupo e deixando de lado qualquer tipo de individualismo ou competitividade, em prol de objetivos maiores.
Neste post daremos 5 dicas simples, mas fundamentais, para atingir essa meta e manter a sua equipe unida. Continue lendo!
1. Comece pelo ambiente físico
Antes de tudo, para ter uma equipe unida é preciso que a empresa favoreça a interação entre os colaboradores. E isso pode ser feito de diversas formas, como, por exemplo, implementando áreas de convivência dentro da empresa, onde os trabalhadores possam reunir-se para discutir projetos, participar de reuniões, ou simplesmente tomar um café. O importante é favorecer o diálogo e a aproximação entre os colegas de trabalho.
2. Premie o desempenho coletivo
Em vez de criar metas individuais, estabeleça sempre objetivos em conjunto com todos os colaboradores. Essa atitude fortalecerá os vínculos e servirá como uma motivação extra para que cada um dê o seu melhor — pois não se trata apenas de um ganho pessoal, mas de um hábito que influenciará toda a equipe.
3. Aposte na comunicação interna
Outra boa forma de manter a equipe unida — e, melhor, engajada com a corporação — é por meio da comunicação interna. E nesse sentido, a tecnologia pode ser uma forte aliada quando o assunto é estreitar os laços. Páginas na internet, intranet, grupos no WhatsApp, e-mail corporativo etc. podem ser excelentes fontes para se desenvolver o espírito de união e coleguismo entre todos membros da empresa.
4. Padronize a vestimenta dos colaboradores
Em qualquer time que se preze, os companheiros devem vestir a mesma camisa — e na empresa não é diferente. O uso de uniformes pelos funcionários traz à tona a ideia do trabalho em equipe e da identificação com um propósito, além de demonstrar organização e o comprometimento de todos.
Ademais, essa é uma ótima maneira de a empresa mostrar a sua face por meio dos seus funcionários. Estampar-se numa equipe unida e colaborativa elevará o status da organização, aproximando-a da sua melhor torcida: os seus clientes.
5. Promova celebrações em datas tradicionais
Além de comemorar o sucesso de vendas ou a passagem do ano, por exemplo, as festas da firma servem para promover uma ainda maior integração entre os membros da empresa, estreitando os laços e contribuindo para a formação do sentimento de afetividade e espírito de solidariedade.
Assim, os vínculos surgidos fora da empresa estimularão a cooperação nas atividades diárias, com um colaborador torcendo e contribuindo para o sucesso do outro em um círculo virtuoso em que todos ganham.
Com certeza, poder contar com um grupo coeso e motivado a colaborar efetivamente para o sucesso da organização é um importante diferencial em um mercado cada vez mais competitivo. Além de reter os talentos na empresa, o entrosamento da equipe otimizará muito os trabalhos — afinal, a união faz a força, não é mesmo?
E então, gostou das nossas dicas? Sabe de mais alguma forma de manter a equipe unida? Deixe-nos o seu comentário!
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